g2h

level

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

As melhores obras de Pablo Picasso



Guernica (1937)
O painel pintado por Picasso para a Exposição Internacional de Paris, e grande ícone do seu legado, mede 350 por 776 cm. Ele retrata o bombardeio da cidade espanhola homônima em 1937 por aviões alemães. As cores utilizadas, preto branco e tons de bege e azul, simbolizam o sofrimento dos espanhóis com o ataque. A pintura está exposta no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, em Madrid.



Les Demoiselles d’Avignon (1907)

“Les Demoiselles d’Avignon” é uma das obras que revolucionou a história da arte, dando base para o cubismo e a pintura abstrata. Inspirada no bordel da rua Avignon, em Barcelona, a pintura representa cinco mulheres nuas, que se transformam em figuras geométricas, com contornos de linhas irregulares e quebradas — um grande marco da estética cubista. Ela está disponível no Museu de Arte Moderna, em Nova York.



A Vida (1903)

Acredita-se que a obra retrata o amigo de Picasso, Carlos Casagemas (à esquerda), que morreu em 1901. O homem está entre três mulheres, duas delas nuas, o que empresta certo ar de sensualidade à cena. A tonalidade azul, presente também em outras pinturas do artista, representa o período de dificuldades financeiras que Picasso viveu, assim que chegou a Paris — além do sofrimento pela morte do amigo. O quadro está disponível no Cleveland Museum of Art, nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares